Bibliografia sobre Ousmane Sembène

Atualizada em 18 de janeiro de 2025 por Marcelo R. S. Ribeiro.

Como parte do projeto Atlas de cosmopoéticas, 1950-1980: descolonização e enquadramentos coletivos na emergência dos cinemas africanos [2023-2026], especificamente da pesquisa bibliográfica e analítica relativa ao cineasta Ousmane Sembène, esta página apresenta a bibliografia compilada, que pode ser também acessada por meio deste arquivo BibTeX e deste grupo no Zotero.


Referências

ALTERGOTT, Renée. Samori Touré and the Portable God: Imagining the Phonographic Conquest of West Africa. Nineteenth-Century French Studies, [s. l.], v. 50, n. 3, p. 151–169, 2022. Disponível em: https://muse.jhu.edu/pub/17/article/851772. Acesso em: 30 set. 2024.

AMKPA, Awam; SENGUPTA, Gunja. History in Ousmane Sembène’s Guelwaar and Ceddo. Nka Journal of Contemporary African Art, [s. l.], v. 2010, n. 27, p. 14–21, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1215/10757163-2010-27-14. Acesso em: 6 dez. 2023.

AZEYEH, Albert. Lire Sembene Ousmane: Le Mandat. Mankon, Bamenda: Langaa Research & Pub. CIG, 2011.

BARLET, Olivier. La leçon de cinéma de Sembène Ousmane au festival de Cannes 2005. Africultures, [s. l.], v. 76, n. 1, p. 117–123, 2009. Disponível em: https://shs.cairn.info/revue-africultures-2009-1-page-117. Acesso em: 13 jan. 2025.

BAYO, Saiba. Puesta en escena de la masculinidad: el impacto de los legados ancestrales y coloniales en las relaciones de género y la transformación social a través del estreno cinematográfico de Sembene Ousmane (1960-1965). COMUNICACIÓN. Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 51–73, 2023. Disponível em: https://revistascientificas.us.es/index.php/Comunicacion/article/view/24581. Acesso em: 22 dez. 2023.

BBC ARTS. Senegalese filmmaker Ousmane Sembène challenged the legacy of colonialism and pioneered a cinema by, for and about the people of Africa, celebrating the lives, languages and communities of the continent. @Leila_Latif explores his films for @BBC #InsideCinema. https://t.co/92Ljhad50b. In: @BBCARTS. 23 jun. 2021. Disponível em: https://twitter.com/bbcarts/status/1407654919360765954. Acesso em: 30 jun. 2021.

BERTHO, Elara. Filmer la résistance à la colonisation: Stratégies postcoloniales de mémoire et d’oubli. À propos du scénario Samori de Sembène Ousmane. Cahiers d’études africaines, [s. l.], n. 224, p. 875–890, 2016a. Disponível em: http://journals.openedition.org/etudesafricaines/18379. Acesso em: 19 abr. 2022.

BERTHO, Elara. L’empire de Samori Touré: pour un point de vue africain de l’histoire coloniale (Mallam Abu, Labarin Samori, 1914). Africa: Rivista semestrale di studi e ricerche, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 29–48, 2019. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/48686718. Acesso em: 30 set. 2024.

BERTHO, Elara. Mémoire postcoloniale et figures de résistants africains dans la littérature et dans les arts. Nehanda, Samori, Sarraounia comme héros culturels. 2016b. 553 f. Thèse de Doctorat (Littératures) – Université Sorbonne Paris Cité, Paris, 2016. Disponível em: https://theses.hal.science/tel-03275448. Acesso em: 30 set. 2024.

BRANCO, Sérgio Dias. “A cultura é política”: o cinema de Ousmane Sembène na África pós-colonial. In: SALES, Michelle; CUNHA, Paulo; LEROUX, Liliane (org.). Cinemas pós-coloniais e periféricos – Volume 2. Guimarães / Rio de Janeiro: Nós por Cá Todos Bem – Associação Cultural / Edições LCV, 2020. p. 145–155. Disponível em: https://eg.uc.pt/handle/10316/91122. Acesso em: 3 nov. 2020.

BRUCE, Vandervort. Touré, Samori (ca. 1830–1900). In: MARTEL, Gordon (org.). The Encyclopedia of War. 1. ed. [S. l.]: Wiley, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/9781444338232.wbeow640. Acesso em: 30 set. 2024.

CÂNDIDO, Marcelo França Marques. Poéticas da resistência: convergências entre José Craveirinha e Ousmane Sembène. 2018. Monografia (Bacharelado em Estudos Literários) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

CHAM, Mbye Baboucar. Art and Ideology in The Work of Sembène Ousmane and Hailé Gerima. Présence Africaine, [s. l.], n. 129, p. 79–91, 1984. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/24350959. Acesso em: 2 out. 2021.

CHAM, Mbye. História oficial, memória popular: reconfiguração do passado africano nos filmes de Ousmane Sembène. Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [s. l.], n. 44, p. 295–303, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6439. Acesso em: 6 mar. 2024.

CONRAD, David C. Almami Samori in Academic Imagination: Constructing Epic Adventures to Realize Ambitions and Dreams. Mande Studies, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 175–214, 2008. Disponível em: https://muse.jhu.edu/pub/3/article/873470. Acesso em: 30 set. 2024.

CORREA, Sílvio Marcus de Souza. As máscaras africanas na estética cinematográfica de Ousmane Sembène. A Barca, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 20–34, 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/abarca/article/view/59170. Acesso em: 24 jan. 2024.

DIOP, Boubacar Boris. Ousmane Sembène ou l’art de se jouer du destin. Africultures, Les Pilles, v. 76, n. 1, p. 16–27, 2009. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-africultures-2009-1-page-16.htm. Acesso em: 25 nov. 2023.

FOFANA, Amadou Tidiane. The films of Ousmane Sembène: discourse, culture, and politics. Amherst, NY: Cambria Press, 2012.

GADJIGO, Samba. Ousmane Sembène: the making of a militant artist. Bloomington: Indiana University Press, 2010.

GADJIGO, Samba; NIANG, Sada. Dossier 2: Ousmane Sembène. Black Camera, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 449–532, 2021. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.2979/blackcamera.12.2.25. Acesso em: 9 jun. 2021.

GADJIGO, Samba; SILVERMAN, Jason. ‘Father of African cinema’ Ousmane Sembène at work – in pictures. The Guardian, [s. l.], 10 jun. 2021. Film. Disponível em: https://www.theguardian.com/film/gallery/2021/jun/10/father-of-african-cinema-ousmane-sembene-at-work-in-pictures. Acesso em: 12 jun. 2021.

GOMES, Tiago de Castro Machado. Ousmane Sembène e o(s) cinema(s) da África. 2013. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

HOLSOE, Svend E.; GEYSBEEK, Tim. A Short History of Samori. Liberian Studies Journal, [s. l.], v. XXIII, n. 2, p. 61–77, 1998.

JANSEN, Jan. A Critical Note on “The Epic of Samori Toure”. History in Africa, [s. l.], v. 29, p. 219–229, 2002. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/history-in-africa/article/abs/critical-note-on-the-epic-of-samori-toure/4B4E02F0A85863AA41A33A18FCBA5FAB. Acesso em: 30 set. 2024.

JONASSAINT, Jean. Le cinéma de Sembène Ousmane, une (double) contre-ethnographie : (Notes pour une recherche). Ethnologies, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 241–286, 2010a. Disponível em: https://www.erudit.org/en/journals/ethno/2010-v31-n2-ethno3691/039372ar/abstract/. Acesso em: 25 nov. 2023.

JONASSAINT, Jean. Le cinéma de Sembène Ousmane, une (double) contre-ethnographie : (Notes pour une recherche). Ethnologies, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 241–286, 2010b. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/ethno/2010-v31-n2-ethno3691/039372ar/. Acesso em: 24 set. 2024.

JUNIOR, David Marinho De Lima. Descolonizando as mentes: Ousmane Sembène e a proposta de um cinema africano na década de 1960. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=25074@1. Acesso em: 3 set. 2018.

KABA, Lansine. Almami Samori Toure Within the West African Imperial Tradition. Mande Studies, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 15–34, 2001. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/873336. Acesso em: 30 set. 2024.

LINDO, Karen. Ousmane Sembene’s Hall of Men: (En)Gendering Everyday Heroism. Research in African Literatures, [s. l.], v. 41, n. 4, p. 109–124, 2010. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.2979/ral.2010.41.4.109. Acesso em: 3 out. 2024.

MAGNO, Maria Ignes Carlos; CORREIO, Celia Cristina Torres. A Negra de… e Moolaadè. Que África e teorias as lentes de Ousmane Sembène nos revelam?. Comunicação & Educação, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 135–147, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/comueduc/article/view/120523. Acesso em: 13 mar. 2018.

MALČIĆ, Steven. Ousmane Sembene’s vicious circle: The politics and aesthetics of La Noire de …. Journal of African Cinemas, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 167–180, 2013. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/jac.5.2.167_1. Acesso em: 3 out. 2024.

N’DAOU, Mohamed Saidou. Almamy Samori Touré: Politics of Memories in Post-Colonial Guinea (1968 to Present). Mande Studies, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 149–173, 2008. Disponível em: https://muse.jhu.edu/pub/3/article/873483. Acesso em: 30 set. 2024.

NIANE, Djibril Tamsir. The Origins of Samori’s State. Mande Studies, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 7–14, 2001. Disponível em: https://muse.jhu.edu/pub/3/article/873360. Acesso em: 30 set. 2024.

NIANG, Sada. Ousmane Sembène : une vie. Africultures, [s. l.], v. 76, n. 1, p. 196–203, 2009. Disponível em: https://shs.cairn.info/revue-africultures-2009-1-page-196. Acesso em: 13 jan. 2025.

NIANG, Mamadou. Still the Fire in the Belly: The Confessions of Ousmane Sembene. Nka: Journal of Contemporary African Art, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 44–49, 1996. Disponível em: https://muse.jhu.edu/pub/4/article/422495. Acesso em: 3 out. 2024.

PEREIRA, Alysson Brenner Nogueira. Filmes em filmes: referências culturais e censura em Camp de Thiaroye (1988), de Ousmane Sembène e Thierno Faty Sow. Encontro de História da Arte, [s. l.], n. 15, p. 489–501, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4698. Acesso em: 25 nov. 2023.

PERSON, Yves (1925-1982) Auteur du texte. Samori : une révolution dyula. Tome 1 / thèse présentée… par Yves Person ; Faculté des lettres de Paris. [S. l.: s. n.], 1968a. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k33431777. Acesso em: 30 set. 2024.

PERSON, Yves (1925-1982) Auteur du texte. Samori : une révolution dyula. Tome 2 / thèse présentée… par Yves Person ; Faculté des lettres de Paris. [S. l.: s. n.], 1968b. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k3343412x. Acesso em: 30 set. 2024.

PERSON, Yves; LIGIER, Françoise. Samori: la renaissance de l’empire mandingue. Paris: ABC, 1976. (Grandes figures africaines).

PETERSON, Brian J. History, memory and the legacy of Samori in southern Mali, c. 1880–1898. The Journal of African History, [s. l.], v. 49, n. 2, p. 261–279, 2008. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-african-history/article/abs/history-memory-and-the-legacy-of-samori-in-southern-mali-c-18801898/168A85508C405E5FF81E2325FAC7B9CD. Acesso em: 30 set. 2024.

PETTY, Sheila. A call to action: the films of Ousmane Sembene. Westport (Conn.): Greenwood press, 1996. (Contributions to the study of popular culture, v. 60).

SEMBÈNE, Ousmane. God’s Bits of Wood – A novel of the independence struggle in French Africa. tradução: Francis Price. Garden City, New York: Anchor Books; Doubleday & Company, Inc., 1970.

SEMBÈNE, Ousmane. Le dernier de l’Empire: roman sénégalais. 2. ed. Paris: L’Harmattan, 1985. (Encres noires, v. 8/9).

SEMBÈNE, Ousmane. Le docker noir. Paris: Présence Africaine, 1982.

SEMBÈNE, Ousmane. Les bouts de bois de Dieu: Banty Mam Yall. Paris: Presses pocket, 1994. (Presses pocket, v. 871).

SEMBÈNE, Ousmane. Moment d’une vie : Paulin Soumanou Vieyra. Présence Africaine, [s. l.], n. 170, p. 21–22, 2004. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24431142. Acesso em: 19 out. 2019.

SEMBÈNE, Ousmane. Niiwam: and, Taaw. Oxford ; Portsmouth, N.H: Heinemann, 1992. (African writers series).

SEMBÈNE, Ousmane. Statement at Ouagadougou (1979). Black Camera, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 140–156, 2020. Disponível em: http://muse.jhu.edu/article/780259. Acesso em: 5 maio 2021.

SEMBÈNE, Ousmane. Vehi-Ciosane ou Blanche-Genèse suivi du Mandat. Paris: Présence Africaine, 1966.

SEMBÈNE, Ousmane. Voltaïque – Nouvelles. Paris: Présence Africaine, 1962.

SOUZA, Victor Martins de. A poética e a política no cinema de Glauber Rocha e Sembene Ousmane. 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://tede2.pucsp.br/tede/handle/handle/12747. Acesso em: 19 out. 2019.

VETINDE, Lifongo J.; FOFANA, Amadou Tidiane (org.). Ousmane Sembène and the politics of culture. Lanham: Lexington Books, 2015. (After the empire: the francophone world and postcolonial France).

VIEYRA, Paulin Soumanou. Ousmane Sembène, Cinéaste – Première période, 1962-1971. Paris: Présence Africaine, 1972.

WEAVER, Harold D. The Contestation of African Cinema: The Early post-Independence Filmmaking of Sembene Ousmane and his Courageous Afro-centric Colleagues. Présence Africaine, [s. l.], n. 170, p. 133–138, 2004. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24431164. Acesso em: 19 out. 2019.

YILMAZ, Muzaffer Musab. Ousmane Sembene’s Camp De Thiaroye in the Context of Anticolonial African Literature. İnsan ve Toplum Bilimleri Araştırmaları Dergisi, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 630–643, 2024. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/itobiad/issue/85036/1442420. Acesso em: 3 out. 2024.