Meu nome completo é Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro. Assino como Marcelo Ribeiro ou Marcelo R. S. Ribeiro também.
Resumidamente, posso me apresentar como pesquisador e crítico de cinema, estudante e professor, curador e programador. Minha formação e meus interesses atravessam o campo dos estudos de cultura visual, o cinema e o audiovisual, a antropologia e a teoria da cultura, a teoria literária e a literatura comparada, entre outras coisas.
Sou professor de História e Teorias do Cinema e do Audiovisual, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, desde maio de 2017. Também sou o fundador, autor e editor deste incinerrante desde setembro de 2009.
Sou doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2016), onde desenvolvi pesquisa sobre cinema e direitos humanos, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), com pesquisa sobre as representações da África na filmografia de Tarzan, e bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2005). Para mais informações sobre minha formação, minhas experiências profissionais e minha atuação acadêmica, você pode consultar o meu Currículo Lattes. Você também pode consultar a página que estou constantemente construindo e atualizando com minhas publicações.
Resumindo: militonto do inutilitário e do impertinente, pesquisador de anarqueologias, professor de cinema-delírio, entropólogo da disseminação de mundos.
Em outros lugares: https://bento.me/marcelorsr