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O macaco com a câmera na mão: montagem anarquívica e devir-animal em Leo Pyrata

Publicado no dossiê “Novas linguagens do audiovisual”, organizado por Felipe Polydoro e Gabriela Freitas, no número 16 (2019), da Esferas – Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro-Oeste, este artigo retoma algumas reflexões anteriores sobre os curtas-metragens de Leo Pyrata.

Resumo

Este artigo discute os principais filmes de curta metragem dirigidos por Leo Pyrata, que exploram a figura do “macaco com a câmera na mão”, mencionada em Cuauhtémoc (2012), para insinuar o devir-animal como prática criativa. Em diálogo com linhagens do cinema experimental e da videoarte, Pyrata elabora modos de montagem anarquívica e reivindica o devir-macaco como fundamento de uma perturbação destrutiva e potencialmente inventiva de formas consolidadas de linguagem audiovisual.

Palavras-chave

cinema brasileiro contemporâneo; experimental; videoarte; montagem anarquívica; Leo Pyrata

Referência para citação

RIBEIRO, Marcelo R. S. O macaco com a câmera na mão: montagem anarquívica e devir-animal em Leo Pyrata. Esferas – Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro-Oeste, n. 16, 2019, p. 46–59. DOI: http://dx.doi.org/10.31501/esf.v1i16.11065. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11065.

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