Tag: Projeto: Atlas de cosmopoéticas (cinemas africanos)
-
Um ou vários livros, 1: cosmopoéticas
Algo como um ou vários livros incompletos se insinua quando reúno o que escrevi em torno do conceito de cosmopoéticas. Eis alguns fragmentos, que se poderia rearranjar, talvez, conforme os interesses de cada leitor ou leitora. O cinema como aparelho cosmopoético e os direitos humanos No livro Do inimaginável (2019), estão algumas das minhas primeiras…
-
Aschanti-Figuren, 1896-1903: para uma (an)arqueologia da extração
Publicado no livro Imagens em deslocamento: percursos em Arte e Antropologia, organizado por Marina Cavalcante Vieira, Luís Matheus Brito Meneses e Lucas Vieira Santos Silva, o ensaio “Aschanti-Figuren, 1896-1903: para uma (an)arqueologia da extração” (2025, p. 63-107) aborda alguns registros de jornais de Viena em torno de duas exibições de uma “aldeia Aschanti” no Jardim Zoológico…
-
Cenas da sujeição, por Saidiya Hartman
Depois de traduzir “Vênus em dois atos” e “A sedução e as artimanhas do poder”, eu e Fernanda Sousa traduzimos o livro Scenes of subjection: terror, slavery, and self-making in nineteenth-century America, seguindo a edição revista e ampliada por Saidiya Hartman e publicada em 2022 nos Estados Unidos. Com sua primeira edição publicada em 1997, o livro…
-
25 (1975-1977): encruzilhadas amefricanas
Publicado no catálogo do 28º Festival do Filme Documentário e Etnográfico Fórum de Antropologia e Cinema – forumdoc.bh.2024, o ensaio “25 (1975-1977): encruzilhadas amefricanas” aborda o filme de José Celso Martinez Corrêa e Celso Luccas em torno da independência moçambicana.
-
Encruzilhadas cosmopoéticas de 25 em mesa sobre arquivos e descolonização
Entre 6 e 10 de maio de 2024, participei do I Seminário Internacional Arquivo e Contra-Arquivo: política e migração das imagens, organizado por Thaís Blank (FGV), Patrícia Machado (PUC-RJ) e Carolina Amaral de Aguiar (UEL). Realizado na FGV do Rio de Janeiro, o evento incluiu ainda o lançamento da Rede de Pesquisa de Imagens de Arquivo…
-
Retorno, captura, abertura: cosmopoéticas do comum no cinema de Paulin Soumanou Vieyra
Publicado no dossiê temático Cinemas africanos nas histórias e nas teorias do cinema – estéticas, desafios e novos cenários, organizado por Ana Camila Esteves, Jusciele Oliveira e Morgana Gama para a revista A Barca, este artigo discute parte da obra cinematográfica de Paulin Soumanou Vieyra, um dos pioneiros dos cinemas da África do Oeste. O…