Tag: Projeto: Imagem e direitos humanos

  • Catálogo: Imagens de navios negreiros

    Um dos resultados da pesquisa realizada por Alexandra Helena Batista da Silva (graduanda em História-UFBA), como parte do plano de trabalho “Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: estudo comparativo em torno de imagens dos navios negreiros”, sob minha orientação, como parte do projeto Imagem e direitos humanos, é um catálogo (não exaustivo, em…

  • Introdução: Humanidade e Mundanidade (Do inimaginável, 2019)

    Do inimaginável é meu primeiro livro, publicado no final de 2019 pela Editora UFG. Aqui, apresento a introdução desse ensaio sobre cinema e direitos humanos, que se desdobra, nos capítulos seguintes do livro, como um estudo analítico comparado das formas de relação com o arquivo dos campos nazistas na história do cinema. Para ir além…

  • Imagem e direitos humanos (2017-2019): relatório de pesquisa

    O projeto Imagem e direitos humanos: consciência da humanidade, memórias de violações e projeções de dignidade no cinema e no audiovisual foi apresentado em junho de 2017 para a apreciação da Congregação da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em seguida, uma Comissão ad-hoc de avaliação de projetos emitiu parecer favorável…

  • Avoir 20 ans dans les Aurès

    Avoir 20 ans dans les Aurès

    Este texto serviu de base para minha conferência na Mostra René Vautier, que ocorreu entre os dias 20 e 23/03/2018 no Sesc Palladium, em Belo Horizonte (MG). Está também disponível online uma gravação da conferência, que ocorreu no dia 22/03/2018. O texto foi também publicado no catálogo do 7º Cinecipó – Festival do Filme Insurgente,…

  • Ver junto

    Ver junto

    Foram publicados hoje, 16 de maio de 2018, os anais do I Colóquio de Fotografia da Bahia (página arquivada). A Escola de Belas Artes da UFBA deu a notícia (página arquivada), que já está circulando nas redes também. Entre os textos, está aquele em que se baseou minha participação no evento. Reproduzo o texto a seguir, preservando…

  • Ver junto, 1: identidade, época, perspectiva

    Dia 20/09, apresento parte da minha pesquisa sobre imagem e direitos humanos no Colóquio de Fotografia da Bahia (página arquivada). No painel 2, participo da promissora programação do evento com uma discussão sobre os modos de ver e de rever a fotografia em filmes recentes que abordam o genocídio indígena em andamento no Brasil. O título…