A sedução e as artimanhas do poder, por Saidiya Hartman

Depois da tradução de “Vênus em dois atos”, eu e Fernanda Sousa traduzimos o capítulo 3 do livro Scenes of subjection, adotando o texto da edição revista por Saidiya Hartman e publicada em 2022 (a primeira edição do livro é de 1997).

O capítulo, intitulado “A sedução e as artimanhas do poder”, foi publicado pela crocodilo edições ao lado da tradução (feita por Stephanie Borges) de um texto que Hartman publicou em 2016, intitulado “O ventre do mundo: uma nota sobre os trabalhos das mulheres negras”.

Referência completa:

HARTMAN, Saidiya. A sedução e as artimanhas do poder. In: BARZAGHI, Clara (org.). A sedução e O ventre do mundo: dois ensaios de Saidiya Hartmana. tradução: Fernanda Silva e Sousa; Marcelo R. S. Ribeiro. São Paulo: Crocodilo, 2022, p. 7–121.

  • Marcelo R. S. Ribeiro

    Entropólogo da disseminação de mundos e professor de cinema‑delírio na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autor do livro Do inimaginável (Editora UFG, 2019), coordena o grupo (an)arqueologias do sensível, desenvolve e orienta pesquisas sobre imagem, história e direitos humanos, cinemas africanos, história do cinema, arquivos e descolonização.

    Ver todos os posts