O projeto Imagem e direitos humanos: consciência da humanidade, memórias de violações e projeções de dignidade no cinema e no audiovisual foi apresentado em junho de 2017 para a apreciação da Congregação da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em seguida, uma Comissão ad-hoc de avaliação de projetos emitiu parecer favorável ao deferimento do projeto, e este parecer foi aprovado em reunião ordinária de Congregação realizada no dia 7 de agosto de 2017. Com o deferimento institucional, foram reconhecidas as atividades que vinham sendo desenvolvidas desde minha entrada em exercício como docente da Facom-UFBA, em 12 de maio de 2017, e a extensão prevista do projeto foi confirmada para o período de 2017 a 2019, conforme plano de atividades e cronograma contido no referido projeto, que definia etapas e metas de execução distribuídas por semestre (de 2017.1 a 2019.2).
No período em questão, a pesquisa se desenvolveu como previsto, com base na subdivisão de eixos temáticos e no desenvolvimento paralelo e articulado das atividades de pesquisa relativas a cada um deles. Foram necessários, entretanto, alguns ajustes pontuais em relação às metas previstas e ao cronograma de execução do projeto, tanto em função de fatores negativos, particularmente aqueles ligados às dificuldades de conciliar a heterogeneidade de problemas de pesquisa propostos, quanto em decorrência de fatores positivos, tais como:
- a criação de (e participação em) redes de interlocução;
- a obtenção de apoio por meio de editais de fomento a bolsas estudantis;
- a adoção de rotinas de compartilhamento de dados, processos e resultados de pesquisa;
- publicação do livro Do inimaginável (RIBEIRO, 2019a), decorrente da pesquisa que antecedeu e fundamentou o projeto;
- a exploração de desdobramentos possíveis da pesquisa.
De modo resumido, destaco que o projeto consistiu fundamentalmente na exploração de dois eixos analítico-conceituais e passou ainda pela adoção de duas práticas epistemológicas articuladas:
- Eixos analítico-conceituais
- Montagem anarquívica
- Atlas de cosmopoéticas
- Práticas epistemológicas
- Integração entre pesquisa, ensino e extensão
- Compartilhamento aberto de dados, processos e resultados de pesquisa
Abaixo está uma lista dos principais resultados do processo de pesquisa:
- Criação de (e participação em) redes de interlocução
- Criação de grupo de pesquisa
Arqueologia do sensível (Facom-UFBA)
Informações: https://bit.ly/arqueologia-do-sensivel - Relações com outros grupos de pesquisa
- Laboratório de Análise Fílmica (Póscom-UFBA)
- Tecnopoéticas (CEFET-MG)
- Núcleo de Estudos da Crítica (IL-UFBA)
- Participação em eventos promovidos por outros grupos e redes
- Apresentação de trabalho no I Colóquio de Fotografia da Bahia (Instituto Goethe, Salvador, 2017), promovido pela Escola de Belas Artes (UFBA)
- Conferência na Mostra René Vautier (Sesc Palladium, Belo Horizonte, 2018), promovido pelo Cinecipó – Festival de Cinema Insurgente e pelo grupo de pesquisa Tecnopoéticas (CEFET-MG) – Disponível em: https://youtu.be/uZBeFiTpaQ4
- Apresentação de trabalhos no XXI Encontro SOCINE (UFPB, João Pessoa, 2017) e no XXII Encontro SOCINE (UFG, Goiânia, 2018)
- Criação de grupo de pesquisa
- Obtenção de apoio por meio de editais de fomento a bolsas estudantis
- Edital PROPCI-UFBA 01/2018 – PIBIC
- Bolsa FAPESB: estudante Mateus de Jesus Viana
- Bolsa CNPq: estudante George Diniz Teixeira
- Edital PROPCI-UFBA 01/2018 – PIBIC
- Bolsa FAPESB: Marina Lordelo Carneiro
- Bolsa CNPq: Roberta Catherine Mutte de Castro
- Observação: No âmbito deste edital também está sendo desenvolvido um plano de trabalho voluntário, pelo estudante Jeferson Alan dos Santos Ferreira.
- Edital PROPCI-UFBA 01/2018 – PIBIC
- Adoção de rotinas de compartilhamento de dados, processos e resultados de pesquisa
- Disponibilização pública do projeto de pesquisa, em 18 de agosto de 2017: https://www.incinerrante.com/textos/imagem-e-direitos-humanos-2017-2019
- Disponibilização pública do quadro sintético usado no curso livre “O cinema de Jia Zhangke”, que contém dados sobre o cineasta e sobre seus filmes, disponível desde 20 de maio de 2019
Informações: https://trello.com/b/yPUzjEuA - Disponibilização pública de informações sobre as atividades do grupo de pesquisa Arqueologia do sensível
Informações: https://bit.ly/arqueologia-do-sensivel - Disponibilização pública deste relatório de pesquisa: https://www.incinerrante.com/projetos/imagem-e-direitos-humanos/relatorio
- Publicações associadas às atividades de pesquisa realizadas
- Artigos
- “Ver junto: fotografia, cinema e as imagens que faltam do genocídio indígena em andamento no Brasil”, publicado nos Anais do Colóquio de Fotografia da Bahia, v. 1, n. 1, set. 2017.
Disponível em: http://www.coloquiodefotografia.ufba.br/wp-content/uploads/2018/07/coloquio-catalogo-maio-2018.pdf - “Avoir 20 ans dans les Aurès: o cinema político de René Vautier e o lugar da ficção”, publicado no catálogo do 7º Cinecipó – Festival do Filme Insurgente
Disponível em: https://cinecipo.files.wordpress.com/2019/05/catalogo_16x22_cc_final_web-2-pag.pdf - “Arquivo e montagem anarquívica na obra de Rithy Panh”, publicado nos Anais de textos completos do XXI Encontro SOCINE
Disponível em: https://www.socine.org/wp-content/uploads/anais/AnaisDeTextosCompletos2017(XXI).pdf - “Cosmopolíticas e cosmopoéticas do contato”, publicado na revista Doc On-line (Qualis 2016, Com. e Inf.: B1), no dossiê “O filme-ensaio” (n. 24, set. 2018)
Disponível em: https://doi.org/10.20287/doc.d24.lt02. - “Cosmopoéticas do espectador selvagem”, publicado na revista Significação (Qualis 2016, Com. e Inf.: B1), no dossiê “Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I)” (v. 47, n. 53, janeiro-junho, 2020)
Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160501.
- “Ver junto: fotografia, cinema e as imagens que faltam do genocídio indígena em andamento no Brasil”, publicado nos Anais do Colóquio de Fotografia da Bahia, v. 1, n. 1, set. 2017.
- Tradução
- Ensaio “Venus in Two Acts”, de Saidiya Hartman, publicado originalmente em no periódico Small Axe, v. 12, n. 2 (2008), traduzido com Fernanda Sousa (USP), com revisão técnica de Kenia Freitas (UNESP), submetido para publicação na revista Estudos Avançados (USP)
- Livro
- Do inimaginável (RIBEIRO, 2019a), decorrente da pesquisa que antecedeu e fundamentou o projeto
Informações: https://www.incinerrante.com/livros/do-inimaginavel
- Do inimaginável (RIBEIRO, 2019a), decorrente da pesquisa que antecedeu e fundamentou o projeto
- Artigos
- Exploração de desdobramentos possíveis da pesquisa
- Desdobramentos explorados durante o desenvolvimento das atividades do projeto
- Oferta da disciplina Cinema e História, com abordagem específica voltada à discussão de temas do projeto, nos semestres 2018.2, 2019.1 e 2019.2
Informações: https://www.incinerrante.com/cursos/cinema-e-historia - Curso livre “O cinema de Jia Zhangke”, oferecido com base no PIBIC 2018, com a atuação dos bolsistas Mateus Viana e George Teixeira como professores
Informações: https://trello.com/b/yPUzjEuA
- Oferta da disciplina Cinema e História, com abordagem específica voltada à discussão de temas do projeto, nos semestres 2018.2, 2019.1 e 2019.2
- Desdobramentos que apontam para depois das atividades do projeto
- Publicação do artigo “O macaco com a câmera na mão: montagem anarquívica e devir-animal em Leo Pyrata”, na Esferas – Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 9, n. 16, 2019
Informações: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11065 - Elaboração de novo projeto de pesquisa, intitulado O paradigma anarquívico.
- Publicação do artigo “O macaco com a câmera na mão: montagem anarquívica e devir-animal em Leo Pyrata”, na Esferas – Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 9, n. 16, 2019
- Desdobramentos explorados durante o desenvolvimento das atividades do projeto
Atualização de 06/07/2020:
Este relatório foi aprovado pela Comissão ad hoc de Pesquisa, com parecer aprovado na reunião ordinária da Congregação da Faculdade de Comunicação realizada no dia 6 de julho de 2020.