Categorias
Palavras e imagens

Mãos

Um comentário de Agnès Varda sobre uma fotografia de André Martin de 1968, transmitido na televisão no contexto da série “Um minuto para uma imagem”, de 1983.

Em 1983, sob os auspícios do Centre National de la Photographie, a cineartista Agnès Varda participa de uma série de pequenas vinhetas para a televisão francesa, intitulada “Um minuto para uma imagem” e dedicada a comentários livres sobre fotografias as mais variadas. Com duração de aproximadamente um minuto, em alguns casos quase dois, cada um desses comentários em voz over ressoa sobre a emissão das imagens na tela, desnaturando as fotografias, por assim dizer: em vez de permanecerem estáticas e fixas diante do olhar espectatorial, as imagens assumem uma condição de fluidez, diante de um olhar móvel que, por meio de zooms, movimentos de câmera e cortes, assume o papel de mediador para o olhar espectatorial.

Eis um comentário bastante criativo de Agnès Varda sobre uma fotografia de André Martin de 1968:

Fiz as legendas em português, em tradução direta do áudio em francês. Para o poema de Baudelaire, consultei a tradução de Ivan Junqueira do livro As Flores do Mal.