Tag: Projeto: O paradigma anarquívico
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Casulo, secreção, segredo
Texto escrito para o livro No Rastro dos Encontros Perdidos: A Mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, organizado por Nayla Guerra e Gustavo Maan e publicado na Coleção CINUSP em setembro de 2024. RIBEIRO, Marcelo R. S. Casulo, secreção, segredo. In: GUERRA, Nayla; MAAN, Gustavo (org.). No Rastro dos Encontros Perdidos: a Mostra Novíssimo Cinema Brasileiro. São…
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Mostração, atração, extração: regimes de exposição figural na história do cinema
Participei no dia 05 de dezembro de 2024 da mesa redonda “Exposições coloniais e montagens do tempo: zoológicos humanos enquanto Atlas”, com a fala “Mostração, atração, extração: regimes de exposição figural na história do cinema”, como parte da 7ª Semana de Antropologia da UFS, a convite de Marina Cavalcante Vieira (PPGA-UFS), ao lado de João…
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Especular a fruta
Tive a alegria de contribuir para o catálogo da exposição Inservíveis, realizada no Museu de Arte da UFPR no ano passado, que foi recentemente publicado no repositório institucional da universidade. Escrevi sobre Receta para rendir la fruta, de Wiki Pirela, que está disponível no canal de Youtube da artista e pode ser assistido a seguir.…
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Em busca do mundo: literatura e cinema como dispositivos cosmotécnicos e aparelhos cosmopoéticos
Publicado no dossiê temático “Literatura, cultura e (des)globalização”, organizado por Anderson Bastos Martins e Victor Coutinho Lage para a Revista Brasileira de Literatura Comparada, este artigo apresenta alguns aspectos da deriva de pesquisa do atlas de cosmopoéticas, cujas possibilidades e limites venho tentando experimentar nos últimos anos. Resumo Com base em uma incursão crítica por…
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Autorias rasuradas em “Afrique 50”: para uma economia política das assinaturas
Publicado em dossiê temático sobre autoria no documentário pela revista Esferas, este artigo discute um dos filmes inaugurais no itinerário do “cinema de intervenção social” de René Vautier (que abordei ao tratar de Avoir 20 ans dans les Aurès…). Resumo Considerando a política da autoria associada à história da luta anticolonial e às suas relações…
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O estado do cinema 2021, por Nicole Brenez
Nicole Brenez (tradução: Marcelo Ribeiro)1 Projeções. Provisórias. Provisões. Antes, as imagens estavam no mundo. Hoje, é o mundo que se banha em um oceano de imagens. Nosso mundo real, material e único; tecido e transbordado por imagens reais, imateriais, numeradas (constituídas de números), inumeráveis. Para observar o cinema contemporâneo é preciso inscrevê-lo no contexto desse…
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Med Hondo e os rastros da África
Este texto foi publicado no catálogo da Mostra Sem Fronteiras – O cinema de Med Hondo, realizada de 25 a 28 de novembro no MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e de 29 de novembro a 05 de dezembro em formato online. Agradeço à equipe de produção da mostra, em especial…
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Tarzan, um negro: para uma crítica da economia política do nome de “África”
Publicado pela revista Afro-Ásia, este artigo corresponde a uma versão em português, significativamente atualizada, do texto publicado em 2009, em francês, com o título correspondente, “Tarzan, un noir”. Resumo Desde 1912, inúmeros textos – romances, programas de rádio, histórias em quadrinhos, seriados de televisão, filmes – produziram e articularam representações da África em narrativas envolvendo…
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Palestra “Signo e cinza: derivas de um paradigma anarquívico”
No dia 8 de junho de 2021, tive a alegria de falar sobre minha pesquisa em andamento sobre o paradigma anarquívico em uma palestra a convite do Núcleo de Estudos em Teoria da História (NETH) da Universidade Estadual de Goiás, sob a coordenação de Manoel Gustavo Souza Neto. Foi uma ocasião importante para propor uma…
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Cosmopoéticas da desobediência informe: leitura contra-colonial do regime da extração no catálogo Lumière
Publicado pela revista E-Compós em seu v. 24 (2021), este artigo retoma algumas reflexões anteriores sobre o catálogo Lumière. Resumo Considerando o catálogo Lumière como experiência inaugural do cinema mundial, este artigo propõe uma leitura anarquívica de algumas de suas imagens. Diferenciando a operação do cinematógrafo como dispositivo cosmotécnico de arquivamento do mundo e aparelho…
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Cosmopoéticas do espectador selvagem
Publicado no dossiê “Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção”, organizado por Carla Maia, Patrícia Furtado Machado e Reinaldo Cardenuto Filho, no volume 47, número 53 (jan.-jun. 2020), da Significação – Revista de Cultura Audiovisual, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Ceará, este artigo retoma algumas reflexões anteriores sobre abordagens cinematográficas…
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O macaco com a câmera na mão: montagem anarquívica e devir-animal em Leo Pyrata
Publicado no dossiê “Novas linguagens do audiovisual”, organizado por Felipe Polydoro e Gabriela Freitas, no número 16 (2019), da Esferas – Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro-Oeste, este artigo retoma algumas reflexões anteriores sobre os curtas-metragens de Leo Pyrata. Resumo Este artigo discute os principais filmes de curta metragem dirigidos por Leo Pyrata,…