É principalmente pelo lugar que ocupa no processo de narrativização do cinema que O Grande Roubo do Trem (1903), costuma ser lembrado. Mas como entender o lugar do filme de Edwin Stanton Porter?
O modo de encenação da tecnologia de guerra em Captain Phillips converte o aparato bélico dos Estados Unidos em uma das principais atrações do filme de Paul Greengrass.
Capitão Phillips: realidade e ficção
Em Capitão Phillips, nem a verdade dos fatos da realidade está dada, nem as imagens destinam-se apenas a representá-los. Crítica publicada na Amálgama, em 22/11/2013.
Embora o filme de Paul Greengrass não constitua um melodrama, a energia de sua narrativa decorre, em parte, da imaginação melodramática que atravessa seus planos.
O racismo em Captain Phillips (2013)
Qualquer crítica de Captain Phillips (2013) permanecerá incompleta, talvez insustentável, se não considerar o racismo que estrutura a narrativa.
Publicado nos Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, realizado pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, esse artigo propõe uma primeira aproximação em relação à coletânea Stories on human rights. Referência para citação: RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Imagem, cinema e direitos humanos: cosmopolíticas e cosmopoéticas em […]
As fotografias sempre resguardam seu silêncio, como o abrigo de uma polifonia de vozes.
Texto de apoio ao projeto de financiamento coletivo do filme Martírio e da compra de equipamentos para aldeias indígenas, para desencadear, a partir das imagens, efeitos na esfera das disputas territoriais, em defesa dos direitos humanos dos Guarani Kaiowá.
Se suas imagens resguardam a potência cosmopoética do cinema, o mosaico do catálogo Lumière tende a se configurar como museu do mundo. Mas como ler o museu do mundo?
Viagem à lua: estética e gênero
Para reunir os traços do ilusionismo cinematográfico numa genealogia comum, é preciso partir da figura de Georges Méliès e de sua Viagem à Lua.
Assista Viagem à Lua (1902) em cores
Assista Viagem à Lua: versão restaurada em 2010-2011, em cores, que está disponível no YouTube.
Assista Viagem à Lua: versão restaurada em preto e branco, em 720p, que está disponível no YouTube.
Assista Viagem à Lua: versão em preto e branco, com comentários em voz over, que está disponível no site Internet Archive, com as legendas que fiz.
Philippe Dubois aborda a questão das relações entre campo e fora-de-campo na fotografia, comparando-a com o cinema e discutindo o exemplo da fotografia de Marc Garanger.
O daguerreótipode 1837 em que Daguerre registrou um canto de seu ateliê é uma imagem inaugural, à sua maneira, e dá a ver muito pouco, quase nada, embora o que resguarda não caiba em nossos olhos.