Categorias
Críticas

The Newsroom S01

The Newsroom é uma espécie de metacomentário sobre uma das mais importantes formas de pedagogia nacional, desde o advento da imprensa: o noticiário.

Categorias
Críticas

Como (não) fazer crítica de cinema? O problema da crítica fast food

Algumas características da crítica de cinema quando, assim como os filmes, elas tendem cada vez mais a se destinar, apenas, ao consumo.

Categorias
Lumière a luz

Lumière, a luz: 765 – Danse serpentine

Na imagem da vista 765 do catálogo Lumière, em que se misturam teatro, pintura e cinema, são outros os traços, contudo, que parecem assombrar o olhar, como poeira nos olhos.

Categorias
Palavras e imagens

Agnès Varda e a mulher argelina

Agnès Varda comenta uma fotografia de Marc Garanger de 1960, feita no contexto da guerra de descolonização da Argélia.

Categorias
Palavras e imagens

Las Meninas segundo Searle

Embora o vocabulário de Searle para analisar Las Meninas ofereça ferramentas que ajudam a compreender o quadro, sua análise não reconhece a potência que atravessa a obra.

Categorias
Entre-imagens

Como analisar um filme? O caso da cinemetria

Conheça o que o site Cinemetrics oferece para a análise quantitativa de filmes: ferramentas, banco de dados, fórum de discussão.

Categorias
Lumière a luz

Lumière, a luz: 653 – Arrivée d'un train à la Ciotat (France)

De Lumière, será preciso resguardar a luz. As luzes: tudo o que consigna, na imagem, a possibilidade do cinema.

Categorias
1001 fotografias

Vista da janela em Le Gras (1826-7), de Joseph Nicéphore Niépce

Eis por que a fotografia nasce como imagem em movimento: “heliografia”, escrita do sol.

Categorias
Críticas

Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. S01E02

A série de clichês característicos das formas hollywoodianas de representar outras partes do mundo faz com que, no segundo episódio de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., o tédio predomine sobre o prazer.

Categorias
Palavras e imagens

Las Meninas segundo Foucault

O que Foucault analisa, desde o início, na obra de Velázquez, é a relação de olhares que se estabelece no quadro e a relação entre visível e invisível que os olhares instauram.

Categorias
Críticas

Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. S01E01

Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. representa uma tendência cuja compreensão é crucial para entender as formas do audiovisual contemporâneo, que se inscreve sob a noção de blockbuster.

Categorias
Críticas

A antropofagia universal: o diálogo segundo Švankmajer

Nas imagens da primeira parte de Možnosti dialogu (Dimensões do diálogo), de Jan Švankmajer, o diálogo é imaginado como antropofagia. A parte inicial do filme de animação realizado em 1982 encena uma sucessão de diálogos entre figuras formadas por objetos dispostos de modo a fazer com que o conjunto se assemelhe a corpos e a rostos humanos. São três figuras básicas que se encontram em diálogos sucessivos, nos quais uma devora a outra, para recriá-la sob nova forma: a figura formada por alimentos, a figura formada por objetos de cozinha e a figura formada por objetos de escritório.

Categorias
Entre-imagens

Imagens da Terra em transformação, 1984-2012

Uma das mais notáveis evidências dessas imagens é a da destruição do meio ambiente a que o planeta tem sido submetido. Mas que consciência as imagens e o olhar do satélite fabricam?

Categorias
Lumière a luz

Lumière, a luz: 351 – Repas d’indiens

A partir da entrada número 351 do catálogo Lumière, proponho interrogar a potência cosmopoética do cinema, em suas relações com o projeto cosmopolítico dos direitos humanos.

Categorias
Artigos

O cinema, a imaginação cosmopolítica e o devir-sensível da consciência da humanidade

Publicado nos Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, realizado pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, esse artigo aborda o catálogo dos irmãos Lumière, num itinerário incipiente e provisório que pretende rastrear as figuras cosmopoéticas do cinema. Parte de uma pesquisa em andamento, cuja abrangência parece […]