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Críticas

Animáquina: fotografia e discursos da brasilidade

O que sugerem o título – “Brasilidade – Fauna” – e o comentário (que poderia funcionar como legenda) – “Como nossa fauna é rica em cores e detalhes!” – para a interpretação da imagem desse post?

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Críticas

Cópia infiel

Na multiplicação de instâncias da cópia, Cópia fiel dissemina as formas do espelho em que o cinema encontra uma parte crucial de sua potência.

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Críticas

O cinema político africano e o direito de narrar

Bamako (2006), de Abderrahmane Sissako, faz soprar novos ares na tradição mundial do cinema político ao construir e desconstruir, ao mesmo tempo, um curioso dispositivo ficcional.

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Gato se olhando no espelho (1946), de Brassaï

Se a escrita da luz e da sombra constitui uma das formas do duplo, o gato de Brassaï multiplica os movimentos de duplicação no dispositivo labiríntico de sua mise-en-scène.

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Entre-imagens

Os cinemas africanos: pela descolonização da mente

O que Ngũgĩ wa Thiong’o chama “descolonização da mente” permanece ainda por fazer e constitui uma tarefa política – e poética – crucial de nossos tempos.

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Entre-imagens

Você enfia a cabeça dentro do seu próprio peito, abre os olhos e olha

Algumas das transformações mais ambivalentes que as formas de reprodução técnica imprimem na experiência humana estão relacionadas aos fantasmas que nos assombram sob o signo do sagrado.

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Críticas

Film Socialisme: imagina o silêncio

Em Film Socialisme, o dinheiro e o signo, o valor e a significação, funcionam como metáforas que se iluminam (e se obscurecem) reciprocamente.

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Entre-imagens

As sombras são

A fotografia – que se diz “escrita da luz” num conhecido jogo etimológico – aparece sempre como uma das formas da sombra.

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Críticas

Film Socialisme: liberdade, igualdade e fraternidade

Tradução comentada do texto de Arthur Mas e Martial Pisani sobre Film Socialisme (2010), de Jean-Luc Godard, publicado na Independencia.

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Palavras e imagens

Mãos

Um comentário de Agnès Varda sobre uma fotografia de André Martin de 1968, transmitido na televisão no contexto da série “Um minuto para uma imagem”, de 1983.

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Críticas

Film Socialisme: os fantasmas da alegoria

Se há alegoria em Film Socialisme, é uma alegoria espectral, como um resto ou um vestígio incorpóreo.

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Críticas

Film Socialisme: Babel

Film Socialisme propõe uma experiência babélica que abre – entre as línguas, entre as palavras e entre as imagens – um espaço de legibilidade para o mundo.

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Críticas

Logorama III: sonhos

Logorama converte o imaginário do capital, isto é, as logomarcas e os personagens a elas relacionados, em peças de um jogo de citações.

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Críticas

Logorama II: marcas

A produção francesa que ganhou o Oscar de 2010 na categoria de curta-metragem de animação lembra que as paisagens urbanas atuais estão cada vez mais tomadas por logomarcas.

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Críticas

Logorama I: paisagens

Talvez nas paisagens se tornem legíveis os sinais dos tempos: os caminhos que aram a terra são como as rugas no rosto do mundo.