Categorias
Críticas

Pacific: memória, arquivo, anarquivo

O filme de Marcelo Pedroso aborda as imagens, as memórias que as atravessam e o arquivo que constituem, mas seu horizonte é uma pulsão anarquívica.

Categorias
Críticas

Guerra ou paz (2012): a memória da guerra e a potência do cinema

O filme de Rui Simões apresenta uma reflexão sobre a guerra, sobre o passado e o presente, sobre Portugal e o mundo.

Categorias
Críticas

Anotações: Broken Tongue, de Mónica Savirón (2013)

Sobre Broken Tongue e o poema conceitual “Afrika”, de Tracie Morris, em que o filme de Mónica Savirón encontra seu impulso.

Categorias
Críticas

Anotações: Los Angeles Red Squad, de Travis Wilkerson (2013)

Algumas anotações, escritas principalmente para quem não viu o filme, sobre o documentário de Travis Wilkerson em torno da repressão policial ao dissenso político nos Estados Unidos.

Categorias
Críticas

Cortinas fechadas: alegoria da insurgência

Alegoria, metáfora, política e estética em Cortinas fechadas (2013), de Jafar Panahi e Kambuzia Partovi.

Categorias
Críticas

Isto não é um filme (2011), de Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb

Como uma afirmação política que não depende da representação direta e explícita de todos os seus sentidos, Isto não é um filme impõe um dever de imaginação ao espectador.

Categorias
Críticas

Eu não quero voltar sozinho (2010) e Hoje eu quero voltar sozinho (2014), de Daniel Ribeiro

O curta e o longa que Daniel Ribeiro dedicou às mesmas personagens propõem a exploração dramática do afeto e a exploração afetiva de um melodrama de formação, por meio de uma poética da delicadeza.

Categorias
Críticas

Explorando o estilo visual de True Detective

Marco Bohr compara aspectos do impressionante estilo visual de True Detective a obras artísticas, fotográficas e cinematográficas, buscando compreender parte do que torna essa série de TV tão deslumbrante.

Categorias
Críticas

Ilusionismo e excesso em O Hobbit

Em O Hobbit, o cinema reitera sua potência ilusionista, que se realiza sob o modo do excesso, na produção de uma geografia sintética e na prática da encenação cinematográfica como simulação.

Categorias
Entre-imagens

O cinema, o deserto e o sonho

No deserto, o cinema erra na fronteira: o erro e a errância.

Categorias
Críticas

A potência de estranhamento de O Lobo de Wall Street

A potência crítica decorrente das figuras do excesso é o que confere a O Lobo de Wall Street (2013) sua contundência política.

Categorias
Palavras e imagens

Montagem caleidoscópica: Glauber Rocha sobre Manhã cinzenta

Para Glauber Rocha, Manhã cinzenta (1969), de Olney São Paulo, é um filme de resistência e de crítica, caracterizado por uma “montagem caleidoscópica”.

Categorias
Críticas

Instinto Materno (2013), de Călin Peter Netzer

Pozitia Copilului, traduzido como Instinto Materno no Brasil, é um filme de Călin Peter Netzer que aborda a Romênia contemporânea e o problema da desigualdade social a partir de um drama familiar.

Categorias
Entre-imagens

A vida de Adèle: divagações entre pulsão e desejo

Maysa Puccinelli comenta a narrativa de Azul é a cor mais quente (2013), de Abdellatif Kechiche, a partir de uma perspectiva psicanalítica.

Categorias
Entre-imagens

O Cinema do Fim do Mundo no Egito

Um cinema abandonado no meio do deserto do Sinai. Uma história misteriosa que se revela, parcialmente, por meio de fotografias. Um enigma que persiste como um sonho estranho.