Categorias
Críticas

II Fronteira, dia 5: de Les éclats a I comme Iran

Do quinto dia do Fronteira, comento filmes tão diversos quanto bonitos, em torno dos quais não consigo dizer muito mais do que: “Obrigado”.

Categorias
Críticas

II Fronteira, dia 4: de Oh! Uomo a Imhotep

Breves anotações sobre o jogo entre figuração e desfiguração que se adivinha em meio a um itinerário pessoal pelos filmes do quarto dia do II Fronteira.

Categorias
Críticas

II Fronteira, dia 3: de Prigionieri della guerra a Qu’ils reposent en révolte

Anotações sobre três filmes do terceiro dia do FronteiraPrigionieri della guerra (1995), Over Water (2014) e Qu’ils reposent en révolte (2010).

Categorias
Críticas

II Fronteira, dia 2: de Su tutte le vette è pace a Vers Madrid

Entre o filme de arquivo que iniciou o dia e o filme de urgência que o encerrou, o segundo dia do Fronteira se desenrolou com uma programação tão diversa quanto difícil de abordar. Aqui vai minha precária tentativa de dizer algo a respeito.

Categorias
Críticas

II Fronteira, dia 1: Ragazzi e Hit 2 Pass

Algumas anotações (nem tão) breves sobre os filmes Ragazzi e Hit 2 Pass, que deram início à segunda edição do Fronteira.

Categorias
Críticas

Terror e esplendor de espelhos: Like Someone in Love (2012), de Abbas Kiarostami

Obrigado, Abbas Kiarostami, pelo espelho do cinema e pelo cinema dos espelhos; por seu terror e por seu esplendor; em suma, por sua beleza.

Categorias
Críticas

A imaginação dos selvagens: American Sniper (2014), de Clint Eastwood

Crítica de American Sniper (2014), de Clint Eastwood, escrita por Marcelo Ribeiro e publicada originalmente na revista Janela.

Categorias
Críticas

Viagem interior: Ida (2013), de Pawel Pawlikowski

Marcelo Ribeiro escreve sobre Ida (2013), de Pawel Pawlikowski, e as formas da viagem interior que sua narrativa abriga, em crítica publicada originalmente na revista Janela.

Categorias
Críticas

E agora? Lembra-me (2013), de Joaquim Pinto

Fábio Monteiro analisa a forma de diário, os sentidos da montagem estilhaçada e as insinuações de uma comunidade afetiva que fazem do documentário de Joaquim Pinto uma intensa experiência cinematográfica.

Categorias
Críticas

The Babadook: terror, fantasmagoria, luto

Um filme de fantasmas, uma narrativa de luto, um excelente terror. (Crítica de The Babadook (2014), de Jennifer Kent, publicada originalmente na Revista Janela.)

Categorias
Entre-imagens

Jacques Derrida e os fantasmas do cinema

Uma tradução comentada da entrevista que Jacques Derrida concedeu à conhecida revista Cahiers du Cinéma, publicada em 2001.

Categorias
Artigos

Aparelho e fantasmagoria em Blow-up (1966)

Publicado nos Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, realizado pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, este artigo propõe uma interpretação analítica do filme Blow-up (1966), de Michelangelo Antonioni, considerando as relações entre olhante e olhado que se delimitam e que se deslocam no decorrer de sua […]

Categorias
Críticas

Eduardo Coutinho, 7 de outubro: o narrador e sua figura

Fábio Monteiro escreve sobre Eduardo Coutinho, 7 de outubro, em que Carlos Nader inverte o jogo que caracteriza o estilo documentário de Coutinho e o transforma em comentador de seus filmes.

Categorias
Críticas

Pequena salvação: Mesmo se nada der certo

Uma crítica sentimental de um filme singelo. Um prazer sem culpa. O cinema como fuga da realidade. Mas para onde fugimos quando vemos um filme?

Categorias
Críticas

O corpo frágil: Our body is a weapon, de Clarisse Hahn

Se os corpos podem ser armas, como mostram os três documentários reunidos na trilogia de Clarisse Hahn, sua fragilidade pode, por outro lado, se tornar um dos fundamentos da vida (em) comum.