Publicado em dossiê relativo às atividades mais recentes do Grupo de Trabalho Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual da Compós, organizado por Angela Prysthon e Fernando Gonçalves, no volume 8, número 2 (dez. 2017), da revista Passagens, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Ceará, este artigo retoma algumas reflexões anteriores sobre […]
Preparando a aula de Cinema Internacional: Cinemas Africanos em que daremos início ao estudo dos cinemas africanos, depois de duas aulas introdutórias nas quais discutimos as heranças do eurocentrismo, do colonialismo e do racismo, decidi tentar criar um mapa com informações básicas sobre as independências políticas africanas. A emergência dos cinemas africanos está associada, de […]
Entre tanta coisa boa que se poderia desdobrar do XXI Encontro SOCINE, na UFPB, em João Pessoa, gostaria de arriscar algumas notas muito parciais e incompletas. A #Socine2017 foi muito mais ampla e diversificada do que qualquer uma das pessoas que participaram do evento pode apreender e compreender. E mesmo considerando o recorte específico do […]
A programação do XXI Encontro Socine, que acontece entre 17 e 20 de outubro na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, inclui (página arquivada) uma comunicação minha. No dia 19/10, quinta-feira, às 11:30, participo da sessão 4 do simpósio temático “O comum e o cinema”, que tem dois trabalhos interessantíssimos junto com o meu. Parte da […]
Disciplina de graduação oferecida no segundo semestre de 2017, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. A imagem acima pertence a um dos filmes que será estudado, Sembène! (2015), de Samba Gadjigo e Jason Silverman. A ementa oficial da disciplina “Cinema Internacional” é: Estudo dos gêneros cinematográficos como uma estratégia da indústria cinematográfica hollywoodiana em […]
Dia 20/09, apresento parte da minha pesquisa sobre imagem e direitos humanos no Colóquio de Fotografia da Bahia (página arquivada). No painel 2, participo da promissora programação do evento com uma discussão sobre os modos de ver e de rever a fotografia em filmes recentes que abordam o genocídio indígena em andamento no Brasil. O título […]
Imagem e direitos humanos [2017-2019]
Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, para desenvolvimento entre 2017 e 2019. [Relatório disponível.] Se tiver dúvidas, questionamentos, comentários, críticas e sugestões, indicações de textos ou de filmes ou qualquer outra coisa, escreva nos comentários no final do post ou entre em contato. Obrigado! Imagem e direitos humanos: […]
História do Cinema 1 [2017.1]
Disciplina de graduação oferecida no primeiro semestre de 2017, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, como parte da área de concentração em Cinema e Audiovisual do Bacharelado Interdisciplinar em Artes. Lembre-se: o programa está em construção e deve ser entendido como uma proposta provisória, permanecendo sujeito a alterações. Se tiver dúvidas, questionamentos, […]
Publicado nos Anais do XXVI Encontro Anual da Compós, realizado na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, de 6 a 9 de junho 2017, este artigo (que decorre de minhas atividades de pós-doutoramento, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, e foi apresentado ao Grupo de Trabalho Estudos de cinema, […]
Artigo publicado no dossiê Africanidades, organizado por Amaranta Cesar e Lúcia Ramos Monteiro, na Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, volume 5, número 2.
Comentários críticos sobre os curtas exibidos na Mostra Goiás da Goiânia Mostra Curtas, realizada de 4 a 9 de outubro de 2016, em Goiânia, assim como sobre a curadoria que os reuniu na programação do evento.
Uma breve crítica de Soleil Ô (1967), de Med Hondo, com base no reconhecimento do motivo temático da violência e da relação com Heart of Darkness (1902), de Joseph Conrad.
Tango, ou: a máquina universal
Um breve comentário analítico, poético e filosófico sobre Tango (1980), um belo filme de animação polonês.
Taego Ãwa: política da nomeação
Talvez uma série de problemas que são abordados pelo filme Taego Ãwa, de Henrique e Marcela Borela – e também é preciso dizer: que o afetam – resida na questão do nome próprio. Crítica publicada originalmente na revista Janela.
A imagem dormente
Texto sobre o cinema de Joel Pizzini, escrito para o catálogo do II Pirenópolis Doc, que ocorreu entre 03 e 07 de agosto de 2016 e incluiu uma retrospectiva do diretor, com a exibição dos filmes Caramujo Flor (1988), Enigma de um Dia (1996), 500 Almas (2004), Dormente (2005), Helena Zero (2006), Mar de Fogo (2014), Último Trem (2014) e Olho Nu (2014).