Categorias
Artigos

A cosmopoética da fragilidade: Abderrahmane Sissako, a sensibilidade cosmopolita e a imaginação do comum

Referência para citação: RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. A cosmopoética da fragilidade: Abderrahmane Sissako, a sensibilidade cosmopolita e a imaginação do comum. In: BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (orgs.). Filmes da África e da diáspora: objetos discursivos. Salvador: EDUFBA, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16758. No início de outubro de 2012, foi lançado o livro Filmes da África e da diáspora, organizado por […]

Categorias
Críticas

Fora de quadro: Untitled Film Stills

A terceira edição da revista ] Janela [ inclui um ensaio audiovisual em que discuto os Untitled Film Stills, de Cindy Sherman. Aqui, você pode ler o texto dos meus comentários.

Categorias
Entre-imagens

A fotografia e a tinta invisível da história

Às vezes, somos levados a olhar com outros olhos para o que teria permanecido familiar, descobrindo assim, estranhamente, uma diferença no coração da repetitiva sucessão de imagens que habita nosso olhar.

Categorias
Entre-imagens

Merry Crisis and a Happy New Fear: o mundo invertido

É apenas na fotografia dos policiais caminhando diante de paredes grafitadas com a frase “Merry Crisis and a Happy New Fear” que podemos entrever seu encantamento profano em toda a sua complexidade.

Categorias
Críticas

Pacific: a memória do aparelho e as ruínas do espetáculo

Pacific exige que nos perguntemos sobre o que as câmeras capturaram e sobre aquilo que deixaram de fora – a questão da representação – assim como sobre quem as controla – a questão da mediação.

Categorias
Críticas

A luz que corta

Tudo se passa como se, na luz que se difunde ensolarada na fotografia “Barra” de Rodrigo Cássio, se insinuasse um movimento para fora da imagem.

Categorias
Entre-imagens

O devir-antropófago: Alfred Jarry, René Magritte e o espelho

Minha tradução do artigo “Antropofagia”, de Alfred Jarry, a partir do original em francês de 1902, com comentários atravessados pelo quadro O espelho mágico (1929), de René Magritte.

Categorias
Entre-imagens

Sobre o cinema pós-moderno

O interesse do conceito de cinema pós-moderno é estratégico. A noção equívoca de pós-modernidade demanda um contexto de operações teórico-conceituais que lhe dê sentido.

Categorias
Entre-imagens

Henri Cartier-Bresson no MoMA

Com a ajuda da internet, passear pelas imagens de Henri Cartier-Bresson pode se tornar um prazer cotidiano, circundado por informações e permeado pela tênue luminosidade da tela.

Categorias
Críticas

A domesticação do olhar

Só aprendemos a olhar com outros olhos na medida em que desaprendemos.

Categorias
Entre-imagens

Henri Cartier-Bresson: o momento decisivo

Um depoimento de Henri-Cartier Bresson sobre a fotografia, sua forma de fotografar, arte, desejo e muito mais.

Categorias
Entre-imagens

Uma nota sobre Supernatural

Uma pequena observação sobre Supernatural, que escrevi quando chega ao fim quinta temporada da série.

Categorias
Críticas

A figura e o fundo: estética e ideologia

O que está em jogo na inversão aparente dos valores cromáticos que marca a foto de Vanessa Maia Cassettari do sabiá-laranjeira “pronto para abandonar o ninho”?

Categorias
Críticas

Um lugar qualquer: a captura dos lugares comuns

Seja para apreciá-lo com prazer, seja para repudiá-lo com tédio, qualquer leitura de Um lugar qualquer deve passar pela luta contra o esquecimento de que somos estrangeiros ao espetáculo.

Categorias
Críticas

Carcará: o momento decisivo

Há uma multiplicidade de tempos em jogo na fotografia e, de certa forma, a imagem fotográfica parece se constituir como um abrigo dos tempos.