O que sugerem o título – “Brasilidade – Fauna” – e o comentário (que poderia funcionar como legenda) – “Como nossa fauna é rica em cores e detalhes!” – para a interpretação da imagem desse post?
Cópia infiel
Na multiplicação de instâncias da cópia, Cópia fiel dissemina as formas do espelho em que o cinema encontra uma parte crucial de sua potência.
Bamako (2006), de Abderrahmane Sissako, faz soprar novos ares na tradição mundial do cinema político ao construir e desconstruir, ao mesmo tempo, um curioso dispositivo ficcional.
Se a escrita da luz e da sombra constitui uma das formas do duplo, o gato de Brassaï multiplica os movimentos de duplicação no dispositivo labiríntico de sua mise-en-scène.
O que Ngũgĩ wa Thiong’o chama “descolonização da mente” permanece ainda por fazer e constitui uma tarefa política – e poética – crucial de nossos tempos.
Algumas das transformações mais ambivalentes que as formas de reprodução técnica imprimem na experiência humana estão relacionadas aos fantasmas que nos assombram sob o signo do sagrado.
Film Socialisme: imagina o silêncio
Em Film Socialisme, o dinheiro e o signo, o valor e a significação, funcionam como metáforas que se iluminam (e se obscurecem) reciprocamente.
As sombras são
A fotografia – que se diz “escrita da luz” num conhecido jogo etimológico – aparece sempre como uma das formas da sombra.
Tradução comentada do texto de Arthur Mas e Martial Pisani sobre Film Socialisme (2010), de Jean-Luc Godard, publicado na Independencia.
Mãos
Um comentário de Agnès Varda sobre uma fotografia de André Martin de 1968, transmitido na televisão no contexto da série “Um minuto para uma imagem”, de 1983.
Se há alegoria em Film Socialisme, é uma alegoria espectral, como um resto ou um vestígio incorpóreo.
Film Socialisme: Babel
Film Socialisme propõe uma experiência babélica que abre – entre as línguas, entre as palavras e entre as imagens – um espaço de legibilidade para o mundo.
Logorama III: sonhos
Logorama converte o imaginário do capital, isto é, as logomarcas e os personagens a elas relacionados, em peças de um jogo de citações.
Logorama II: marcas
A produção francesa que ganhou o Oscar de 2010 na categoria de curta-metragem de animação lembra que as paisagens urbanas atuais estão cada vez mais tomadas por logomarcas.
Logorama I: paisagens
Talvez nas paisagens se tornem legíveis os sinais dos tempos: os caminhos que aram a terra são como as rugas no rosto do mundo.