Disciplina de graduação oferecida no segundo semestre de 2017, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.
A imagem acima pertence a um dos filmes que será estudado, Sembène! (2015), de Samba Gadjigo e Jason Silverman.
A ementa oficial da disciplina “Cinema Internacional” é:
Estudo dos gêneros cinematográficos como uma estratégia da indústria cinematográfica hollywoodiana em departamentalizar o gosto popular no intuito de manter a sua hegemonia na preferência do público. Apreciação das qualidades de cada um deles, ressaltando-se as suas características básicas (DP).
No programa que vou seguir, elaborei uma ementa alternativa, que futuramente deverá se tornar a ementa oficial de uma disciplina optativa com o nome “Cinemas Africanos”. Enquanto essa nova disciplina não é criada, é em “Cinema Internacional” que me pareceu mais razoável situar o tema, considerando as opções disponíveis aqui na Facom.
Leia a versão atualizada do programa em PDF (revisto em 28/12/2017) ou visualize-o abaixo. Se tiver interesse, você pode também acessar a primeira versão (divulgada em 26/08/2017) e a atualização de 24/11/2017.
Lembre-se: o programa está em construção e deve ser entendido como uma proposta provisória, permanecendo sujeito a alterações.
Se tiver dúvidas, questionamentos, comentários, críticas e sugestões, indicações de textos ou de filmes ou qualquer outra coisa, escreva nos comentários no final do post ou entre em contato. Obrigado!
Uma resposta em “Cinema Internacional: Cinemas Africanos [2017.2]”
[…] a aula de Cinema Internacional: Cinemas Africanos em que daremos início ao estudo dos cinemas africanos, depois de duas aulas introdutórias nas […]