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Entre-imagens Pesquisa

Ver junto, 1: identidade, época, perspectiva

Dia 20/09, apresento parte da minha pesquisa sobre imagem e direitos humanos no Colóquio de Fotografia da Bahia (página arquivada). No painel 2, participo da promissora programação do evento com uma discussão sobre os modos de ver e de rever a fotografia em filmes recentes que abordam o genocídio indígena em andamento no Brasil. O título […]

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Críticas

E agora? Lembra-me (2013), de Joaquim Pinto

Fábio Monteiro analisa a forma de diário, os sentidos da montagem estilhaçada e as insinuações de uma comunidade afetiva que fazem do documentário de Joaquim Pinto uma intensa experiência cinematográfica.

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Críticas

The Babadook: terror, fantasmagoria, luto

Um filme de fantasmas, uma narrativa de luto, um excelente terror. (Crítica de The Babadook (2014), de Jennifer Kent, publicada originalmente na Revista Janela.)

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Entre-imagens

Da (in)visibilidade do nascer do sol na China

No espaço ficcional de algumas imagens da China contemporânea, nas quais o céu de Pequim está recoberto por poluição e uma tela dá a ver imagens do céu, entrevê-se o arpocalipse.

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Palavras e imagens

Las Meninas segundo Searle

Embora o vocabulário de Searle para analisar Las Meninas ofereça ferramentas que ajudam a compreender o quadro, sua análise não reconhece a potência que atravessa a obra.

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Entre-imagens

O devir-antropófago: Alfred Jarry, René Magritte e o espelho

Minha tradução do artigo “Antropofagia”, de Alfred Jarry, a partir do original em francês de 1902, com comentários atravessados pelo quadro O espelho mágico (1929), de René Magritte.

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Críticas

Cópia infiel

Na multiplicação de instâncias da cópia, Cópia fiel dissemina as formas do espelho em que o cinema encontra uma parte crucial de sua potência.

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1001 fotografias

Gato se olhando no espelho (1946), de Brassaï

Se a escrita da luz e da sombra constitui uma das formas do duplo, o gato de Brassaï multiplica os movimentos de duplicação no dispositivo labiríntico de sua mise-en-scène.