Categorias
Críticas

Anotações: Broken Tongue, de Mónica Savirón (2013)

Sobre Broken Tongue e o poema conceitual “Afrika”, de Tracie Morris, em que o filme de Mónica Savirón encontra seu impulso.

Categorias
1001 fotografias

Natureza morta com baixo relevo a partir de Jean Goujon (1837), de Louis Jacques Mandé Daguerre

O daguerreótipode 1837 em que Daguerre registrou um canto de seu ateliê é uma imagem inaugural, à sua maneira, e dá a ver muito pouco, quase nada, embora o que resguarda não caiba em nossos olhos.

Categorias
Palavras e imagens

Las Meninas segundo Searle

Embora o vocabulário de Searle para analisar Las Meninas ofereça ferramentas que ajudam a compreender o quadro, sua análise não reconhece a potência que atravessa a obra.

Categorias
Palavras e imagens

Las Meninas segundo Foucault

O que Foucault analisa, desde o início, na obra de Velázquez, é a relação de olhares que se estabelece no quadro e a relação entre visível e invisível que os olhares instauram.

Categorias
Críticas

Fora de quadro: Untitled Film Stills

A terceira edição da revista ] Janela [ inclui um ensaio audiovisual em que discuto os Untitled Film Stills, de Cindy Sherman. Aqui, você pode ler o texto dos meus comentários.

Categorias
Entre-imagens

O devir-antropófago: Alfred Jarry, René Magritte e o espelho

Minha tradução do artigo “Antropofagia”, de Alfred Jarry, a partir do original em francês de 1902, com comentários atravessados pelo quadro O espelho mágico (1929), de René Magritte.

Categorias
Entre-imagens

Henri Cartier-Bresson no MoMA

Com a ajuda da internet, passear pelas imagens de Henri Cartier-Bresson pode se tornar um prazer cotidiano, circundado por informações e permeado pela tênue luminosidade da tela.

Categorias
Entre-imagens

Henri Cartier-Bresson: o momento decisivo

Um depoimento de Henri-Cartier Bresson sobre a fotografia, sua forma de fotografar, arte, desejo e muito mais.

Categorias
Entre-imagens

Algumas notas sobre a pulsão anarquívica

A iconoclastia é uma sensibilidade diante do mundo: o ato de rasgar deve ser considerado um lance entre outros dentro de um jogo.

Categorias
Entre-imagens

O museu imaginário

A poética do labirinto como cartografia do imaginário – não o arquivo, o anarquivo.

Categorias
Críticas

Arte e profanação

Se os readymades de Duchamp questionam a esfera da arte e suas instituições, sua interrogação afeta, igualmente, a esfera do consumo e a sagração da mercadoria.