Categorias
Críticas

Eduardo Coutinho, 7 de outubro: o narrador e sua figura

Fábio Monteiro escreve sobre Eduardo Coutinho, 7 de outubro, em que Carlos Nader inverte o jogo que caracteriza o estilo documentário de Coutinho e o transforma em comentador de seus filmes.

Categorias
1001 fotografias

Natureza morta com baixo relevo a partir de Jean Goujon (1837), de Louis Jacques Mandé Daguerre

O daguerreótipode 1837 em que Daguerre registrou um canto de seu ateliê é uma imagem inaugural, à sua maneira, e dá a ver muito pouco, quase nada, embora o que resguarda não caiba em nossos olhos.

Categorias
Lumière a luz

Lumière, a luz: 765 – Danse serpentine

Na imagem da vista 765 do catálogo Lumière, em que se misturam teatro, pintura e cinema, são outros os traços, contudo, que parecem assombrar o olhar, como poeira nos olhos.

Categorias
Entre-imagens

A fotografia e a tinta invisível da história

Às vezes, somos levados a olhar com outros olhos para o que teria permanecido familiar, descobrindo assim, estranhamente, uma diferença no coração da repetitiva sucessão de imagens que habita nosso olhar.

Categorias
Entre-imagens

Merry Crisis and a Happy New Fear: o mundo invertido

É apenas na fotografia dos policiais caminhando diante de paredes grafitadas com a frase “Merry Crisis and a Happy New Fear” que podemos entrever seu encantamento profano em toda a sua complexidade.

Categorias
Críticas

A domesticação do olhar

Só aprendemos a olhar com outros olhos na medida em que desaprendemos.

Categorias
Críticas

A figura e o fundo: estética e ideologia

O que está em jogo na inversão aparente dos valores cromáticos que marca a foto de Vanessa Maia Cassettari do sabiá-laranjeira “pronto para abandonar o ninho”?

Categorias
Críticas

Carcará: o momento decisivo

Há uma multiplicidade de tempos em jogo na fotografia e, de certa forma, a imagem fotográfica parece se constituir como um abrigo dos tempos.