Ensaio em torno de uma hipótese – a emergência histórica dos cinemas africanos e sua contemporaneidade são indissociáveis de uma reivindicação do direito de olhar, de narrar e de imaginar o mundo – e de alguns filmes: Afrique sur Seine, Soleil Ô, Touki Bouki, La vie sur terre, Terra sonâmbula e Pumzi.
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Sobre Broken Tongue e o poema conceitual “Afrika”, de Tracie Morris, em que o filme de Mónica Savirón encontra seu impulso.
Review of the book “Out of our minds: reason and madness in the exploration of Central Africa”, by Johannes Fabian, published in a thematic issue of Ilha do Desterro, “On foreign land: ideologies and travel discourse”, edited by Renata M. Wasserman and Sandra Regina Goulart Almeida. [Resenha em inglês do livro “Out of our minds: […]
Tarzan, un noir
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Tarzan, un noir: pour une critique de l’économie politique du nom «Afrique», Vibrant, v. 6, n. 1 p. 65-90, janeiro e julho de 2009. Résumé: Depuis 1912, innombrables textes – romans, radio shows, bandes dessinées, séries de télévision, films – ont produit et articulé représentations de l’Afrique dans histoires dont le […]
Referência para citação: RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Tarzan and the political economy of the name of ‘Africa’. In: COUTINHO, Eduardo F.; COCO, Pina. (Org.). Beyond Binarisms: Crossings and Contaminations – Studies in Comparative Literature. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009, v. 2, p. 182-191.
Texto apresentado no X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Discurso e imaginação africanista no cinema: geopolíticas e cronopolíticas do nome de ‘África’ – um panorama In: X Congresso Internacional da ABRALIC, Rio de Janeiro, 2006.