Marco Bohr compara aspectos do impressionante estilo visual de True Detective a obras artísticas, fotográficas e cinematográficas, buscando compreender parte do que torna essa série de TV tão deslumbrante.
Tag: televisão
Comentários sobre as produções exibidas no dia 05 de dezembro de 2013, na V Mostra Audiovisual da UEG, de cujo júri participei, ao lado de Rafael Parrode e de Rafael de Almeida.
The Newsroom S01
The Newsroom é uma espécie de metacomentário sobre uma das mais importantes formas de pedagogia nacional, desde o advento da imprensa: o noticiário.
Agnès Varda comenta uma fotografia de Marc Garanger de 1960, feita no contexto da guerra de descolonização da Argélia.
Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. S01E02
A série de clichês característicos das formas hollywoodianas de representar outras partes do mundo faz com que, no segundo episódio de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., o tédio predomine sobre o prazer.
Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. S01E01
Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. representa uma tendência cuja compreensão é crucial para entender as formas do audiovisual contemporâneo, que se inscreve sob a noção de blockbuster.
Pacific exige que nos perguntemos sobre o que as câmeras capturaram e sobre aquilo que deixaram de fora – a questão da representação – assim como sobre quem as controla – a questão da mediação.
Uma nota sobre Supernatural
Uma pequena observação sobre Supernatural, que escrevi quando chega ao fim quinta temporada da série.
Algumas das transformações mais ambivalentes que as formas de reprodução técnica imprimem na experiência humana estão relacionadas aos fantasmas que nos assombram sob o signo do sagrado.
Mãos
Um comentário de Agnès Varda sobre uma fotografia de André Martin de 1968, transmitido na televisão no contexto da série “Um minuto para uma imagem”, de 1983.