Categorias
Críticas

A imaginação dos selvagens: American Sniper (2014), de Clint Eastwood

Crítica de American Sniper (2014), de Clint Eastwood, escrita por Marcelo Ribeiro e publicada originalmente na revista Janela.

Categorias
Críticas

Eu não quero voltar sozinho (2010) e Hoje eu quero voltar sozinho (2014), de Daniel Ribeiro

O curta e o longa que Daniel Ribeiro dedicou às mesmas personagens propõem a exploração dramática do afeto e a exploração afetiva de um melodrama de formação, por meio de uma poética da delicadeza.

Categorias
Críticas

Crítica de Azul é a cor mais quente no jornal A Redação

O “feitiço” do filme de Kechiche decorre de três aspectos de sua construção dramática: o desempenho das atrizes; o trabalho de encenação do diretor; a intensidade dos diálogos e do enredo.

Categorias
Críticas

Azul é a cor mais quente: alguns fragmentos analíticos

Azul é a cor mais quente corresponde a uma das verdades do cinema: o mundo, sua trivialidade, sua insignificância – isso é o suficiente.

Categorias
Críticas

Heteronormatividade e representação em Azul é a cor mais quente (2013)

Eis as principais críticas a Azul é a cor mais quente e sua forma de representação do sexo lésbico, e algumas interpretações do longa como história de amor universal.

Categorias
Entre-imagens

Os macacos do Petting Zoo, de Christoph Niemann

A imageria racial moderna se introduz, às vezes, em nossas formas de imaginação supostamente mais livres, como nas imagens do app Petting Zoo, de Christoph Niemann.

Categorias
1001 fotografias

Autorretrato afogado (1840), de Hippolyte Bayard

Eis a impossibilidade: estaríamos diante do autorretrato de um morto, isto é, do retrato que um morto fez de si.

Categorias
Críticas

O racismo em Captain Phillips (2013)

Qualquer crítica de Captain Phillips (2013) permanecerá incompleta, talvez insustentável, se não considerar o racismo que estrutura a narrativa.

Categorias
Entre-imagens

Como o audiovisual pode ajudar os Guarani Kaiowá

Texto de apoio ao projeto de financiamento coletivo do filme Martírio e da compra de equipamentos para aldeias indígenas, para desencadear, a partir das imagens, efeitos na esfera das disputas territoriais, em defesa dos direitos humanos dos Guarani Kaiowá.

Categorias
Palavras e imagens

Las Meninas segundo Searle

Embora o vocabulário de Searle para analisar Las Meninas ofereça ferramentas que ajudam a compreender o quadro, sua análise não reconhece a potência que atravessa a obra.

Categorias
Palavras e imagens

Las Meninas segundo Foucault

O que Foucault analisa, desde o início, na obra de Velázquez, é a relação de olhares que se estabelece no quadro e a relação entre visível e invisível que os olhares instauram.

Categorias
Entre-imagens

O museu imaginário

A poética do labirinto como cartografia do imaginário – não o arquivo, o anarquivo.